quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Futurismo


O QUE ESTAVA ACONTECENDO NAQUELA  ÉPOCA?






  * Movimento artístico e literário de vanguarda, anterior à 1ª Guerra Mundial. Iniciado em 1909 com a publicação do Manifesto Futurista , do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro .
    *Apogeu da ciência - novas descobertas causam fascínio



   * Paris - centro cultural do mundo
   * Invenção do automóvel
   * 2ª Revolução Industrial (1860 até 1ª GM)
   *   “ Os anos loucos” – pré-Guerra: rebeldia
   *  Primeira página do jornal francês Le Figaro do dia 20 de fevereiro de 1909, onde foi publicado o Manifesto Futurista de Marinetti
   



                                                                       http://defenestrando.wordpress.com/2006/12/19/metabolistas/
cidade planejada mas que nunca saio do papel, isso acontecia freqüentemente com as obras futuristas.


Suas características:
* Anti-historicismo
* Longas linhas horizontais
* Violência nas formas
* Tecnologia
* Movimentos de velocidade e urgência
*Contraste
*Formas marcantes
*Linhas dinâmicas



                                                    http://defenestrando.wordpress.com/2006/12/19/metabolistas/
Os traços da indústria são bem evidentes no desenho 



Quem deu o primeiro passo para fundar o movimento foi o poeta  Filippo Tommaso Marinetti, que produziu seu primeiro manifesto " O manifesto do futurismo" em 1909. O manifesto não atraiu apenas poetas e artistas, atraiu também nós, Arquitetos. O futurismo teve seu auge na Itália mas houve vestígios de sua existência na Russia também.                                                                                 



                                   " O manifesto do futurismo" Filippo Tommaso Marinetti


A arquitetura que se produzia nesse movimento inspirava-se em tecnologias, traços retos, formas que lembravam as indústrias, automóveis etc.


Após a segunda guerra mundial, o futurismo,consideravelmente fraco, se redefiniu,usando tendências como o carro, e novas tecnologias, e com isso ganhou força.  Um exemplo deste tipo de futurismo é Googie (É uma forma de arquitetura moderna e uma subdivisão da arquitetura futurista , influenciado pela cultura do automóvel, do espaço e Atomic idade) arquitetura dos anos 50 na Califórnia . 

 Space Needle (Califórnia)
esta obra é muito  utilizada nos filmes Hollywood, pela sua presença na cidade.

Projetos futuristas hoje

Proposta de aeroporto em Pequim
http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.skyscraperlife.com/skyscraper-news-proposed-projects/4486-futuristic-architecture.html&rurl=translate.google.com.br&usg=ALkJrhjQa2qVX8DJRhnTXyRL1S0KStlyqQ 

proposta de aeroporto em pequim
 http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.skyscraperlife.com/skyscraper-news-proposed-projects/4486-futuristic-architecture.html&rurl=translate.google.com.br&usg=ALkJrhjQa2qVX8DJRhnTXyRL1S0KStlyqQ 

Estes projetos não estão em construção ou foram construídos, assim como na época em que o futurismo estava em alta, os projetos não saiam do papel muitas vezes pela sua dimensão , eram projetos extremamente grandes e não havia possibilidade de construção. Hoje como já possuímos novas técnicas de construção e novos materiais já é possível executar obras de grande porte, mas mesmo assim para sair do papel este tipo de proposta exige várias exigências que na maioria das vezes não são viáveis e baratas.  



 E este é o manifesto futurista produzido por manetti:

MANIFESTO FUTURISTA (Publicado em 20 de Fevereiro de 1909, no “Le Figaro”)
"1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade.
2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia.
3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insónia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.
4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo se enriqueceu de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com o seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo… um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.
5. Nós queremos glorificar o homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita.
6. É preciso que o poeta prodigalize com ardor, esforço e liberdade, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.
7. Não há mais beleza, a não ser na luta. Nenhuma obra que não tenha um carácter agressivo pode ser uma obra-prima. A poesia deve ser concebida como um violento assalto contra as forças desconhecidas, para obrigá-las a prostrar-se diante do homem.
8. Nós estamos no promontório extremo dos séculos!… Por que haveríamos de olhar para trás, se queremos arrombar as misteriosas portas do Impossível? O Tempo e o Espaço morreram ontem. Já estamos vivendo no absoluto, pois já criamos a eterna velocidade omnipotente.
9. Queremos glorificar a guerra – única higiene do mundo –, o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos libertários, as belas ideias pelas quais se morre e o desprezo pela mulher.
10. Queremos destruir os museus, as bibliotecas, as academias de toda a natureza, e combater o moralismo, o feminismo e toda a vileza oportunista e utilitária.
11. Cantaremos as grandes multidões agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela sublevação; cantaremos as marés multicores e polifónicas das revoluções nas capitais modernas; cantaremos o vibrante fervor nocturno dos arsenais e dos estaleiros incendiados por violentas lutas eléctricas; as estações esganadas, devoradoras de serpentes que fumam; as fábricas penduradas nas nuvens pelos fios contorcidos de suas fumaças; as pontes, semelhantes a ginastas gigantes que cavalgam os rios, faiscantes ao sol com um luzir de facas; os piróscafos aventurosos que farejam o horizonte, as locomotivas de largo peito, que pateiam sobre os trilhos, como enormes cavalos de aço enleados de carros; e o voo rasante dos aviões, cuja hélice freme ao vento, como uma bandeira, e parece aplaudir como uma multidão entusiasta."



Publicado por: Joana Sanagiotto Pastre

4 comentários:

  1. Legal essa comparação entre o futurismo na pèoca em que esse movimento começou e as obras futuristas de hoje, é um bom esclarecimento pois quando falamos em futurismo pensamos em coisas coisas mirabolantes de tempos que ainda não surgiram e vocês mostram aqui que na realidade o futurismo está bem mais perto do que imaginamos...

    ResponderExcluir
  2. muito bom...
    vale lembrar que o futurismo no Brasil como arte brasileira foi usada com a multiplicidade de cultural, desde as variadas culturas, dos índios até a cultura negra, representavam uma vantagem que com eles podiam contruir a identidade, e revovar as letras e as artes.

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  3. Sugiro postarem algum trecho do manifesto futurista de Marinetti, espero que encontrem em portugues, senão vai na lingua Passione mesmo!!!

    ResponderExcluir
  4. Complementando que no Brasil o futurismo na produção artística não ligada somente a Marinetti, mas também a Oswald de Anndrade por exemplo, incorporando assim muitas idéias as obras destes modernistas brasileiros, podendo se observar essas influências na semana da arte moderna de 1922.
    Ana Paula Werlang

    ResponderExcluir