O QUE ESTAVA ACONTECENDO NAQUELA ÉPOCA?
* Movimento artístico e literário de vanguarda, anterior à 1ª Guerra Mundial. Iniciado em 1909 com a publicação do Manifesto Futurista , do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro .
*Apogeu da ciência - novas descobertas causam fascínio
* Paris - centro cultural do mundo
* Invenção do automóvel
* 2ª Revolução Industrial (1860 até 1ª GM)
* “ Os anos loucos” – pré-Guerra: rebeldia
* Primeira página do jornal francês Le Figaro do dia 20 de fevereiro de 1909, onde foi publicado o Manifesto Futurista de Marinetti
Suas características:
* Anti-historicismo
* Longas linhas horizontais
* Violência nas formas
* Tecnologia
* Movimentos de velocidade e urgência
*Contraste
*Formas marcantes
*Linhas dinâmicas
http://defenestrando.wordpress.com/2006/12/19/metabolistas/
Os traços da indústria são bem evidentes no desenho
Quem deu o primeiro passo para fundar o movimento foi o poeta Filippo Tommaso Marinetti, que produziu seu primeiro manifesto " O manifesto do futurismo" em 1909. O manifesto não atraiu apenas poetas e artistas, atraiu também nós, Arquitetos. O futurismo teve seu auge na Itália mas houve vestígios de sua existência na Russia também.
A arquitetura que se produzia nesse movimento inspirava-se em tecnologias, traços retos, formas que lembravam as indústrias, automóveis etc.
Após a segunda guerra mundial, o futurismo,consideravelmente fraco, se redefiniu,usando tendências como o carro, e novas tecnologias, e com isso ganhou força. Um exemplo deste tipo de futurismo é Googie (É uma forma de arquitetura moderna e uma subdivisão da arquitetura futurista , influenciado pela cultura do automóvel, do espaço e Atomic idade) arquitetura dos anos 50 na Califórnia .
Space Needle (Califórnia)
esta obra é muito utilizada nos filmes Hollywood, pela sua presença na cidade.
Projetos futuristas hoje
Proposta de aeroporto em Pequim
http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.skyscraperlife.com/skyscraper-news-proposed-projects/4486-futuristic-architecture.html&rurl=translate.google.com.br&usg=ALkJrhjQa2qVX8DJRhnTXyRL1S0KStlyqQ
proposta de aeroporto em pequim
http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.skyscraperlife.com/skyscraper-news-proposed-projects/4486-futuristic-architecture.html&rurl=translate.google.com.br&usg=ALkJrhjQa2qVX8DJRhnTXyRL1S0KStlyqQ
Estes projetos não estão em construção ou foram construídos, assim como na época em que o futurismo estava em alta, os projetos não saiam do papel muitas vezes pela sua dimensão , eram projetos extremamente grandes e não havia possibilidade de construção. Hoje como já possuímos novas técnicas de construção e novos materiais já é possível executar obras de grande porte, mas mesmo assim para sair do papel este tipo de proposta exige várias exigências que na maioria das vezes não são viáveis e baratas.
E este é o manifesto futurista produzido por manetti:
MANIFESTO FUTURISTA (Publicado em 20 de Fevereiro de 1909, no “Le Figaro”)
"1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade.
2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia.
3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insónia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.
4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo se enriqueceu de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com o seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo… um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.
5. Nós queremos glorificar o homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita.
6. É preciso que o poeta prodigalize com ardor, esforço e liberdade, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.
7. Não há mais beleza, a não ser na luta. Nenhuma obra que não tenha um carácter agressivo pode ser uma obra-prima. A poesia deve ser concebida como um violento assalto contra as forças desconhecidas, para obrigá-las a prostrar-se diante do homem.
8. Nós estamos no promontório extremo dos séculos!… Por que haveríamos de olhar para trás, se queremos arrombar as misteriosas portas do Impossível? O Tempo e o Espaço morreram ontem. Já estamos vivendo no absoluto, pois já criamos a eterna velocidade omnipotente.
9. Queremos glorificar a guerra – única higiene do mundo –, o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos libertários, as belas ideias pelas quais se morre e o desprezo pela mulher.
10. Queremos destruir os museus, as bibliotecas, as academias de toda a natureza, e combater o moralismo, o feminismo e toda a vileza oportunista e utilitária.
11. Cantaremos as grandes multidões agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela sublevação; cantaremos as marés multicores e polifónicas das revoluções nas capitais modernas; cantaremos o vibrante fervor nocturno dos arsenais e dos estaleiros incendiados por violentas lutas eléctricas; as estações esganadas, devoradoras de serpentes que fumam; as fábricas penduradas nas nuvens pelos fios contorcidos de suas fumaças; as pontes, semelhantes a ginastas gigantes que cavalgam os rios, faiscantes ao sol com um luzir de facas; os piróscafos aventurosos que farejam o horizonte, as locomotivas de largo peito, que pateiam sobre os trilhos, como enormes cavalos de aço enleados de carros; e o voo rasante dos aviões, cuja hélice freme ao vento, como uma bandeira, e parece aplaudir como uma multidão entusiasta."
Referência do texto: http://defenestrando.wordpress.com/2006/12/19/metabolistas/ , http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=358 , http://www.slideshare.net/Ellen_Assad/futurismo-italiano .
Publicado por: Joana Sanagiotto Pastre
Legal essa comparação entre o futurismo na pèoca em que esse movimento começou e as obras futuristas de hoje, é um bom esclarecimento pois quando falamos em futurismo pensamos em coisas coisas mirabolantes de tempos que ainda não surgiram e vocês mostram aqui que na realidade o futurismo está bem mais perto do que imaginamos...
ResponderExcluirmuito bom...
ResponderExcluirvale lembrar que o futurismo no Brasil como arte brasileira foi usada com a multiplicidade de cultural, desde as variadas culturas, dos índios até a cultura negra, representavam uma vantagem que com eles podiam contruir a identidade, e revovar as letras e as artes.
Safira Mônica Gatto
Sugiro postarem algum trecho do manifesto futurista de Marinetti, espero que encontrem em portugues, senão vai na lingua Passione mesmo!!!
ResponderExcluirComplementando que no Brasil o futurismo na produção artística não ligada somente a Marinetti, mas também a Oswald de Anndrade por exemplo, incorporando assim muitas idéias as obras destes modernistas brasileiros, podendo se observar essas influências na semana da arte moderna de 1922.
ResponderExcluirAna Paula Werlang