domingo, 17 de outubro de 2010

Art Nouveau.




No dia 29 de setembro foi feito em sala de aula uma discussão de vários movimentos arquitetônicos. O nosso grupo ficou com o tema Art Nouveau, e nesse post falarei um pouco mais sobre esse movimento.

Art Nouveau é um movimento internacional e um estilo de arte, arquitetura e arte aplicada, especialmente as artes decorativas, que atingiu o pico de popularidade na virada do século 20. A reação à arte acadêmica do século 19, é caracterizada por orgânicos, principalmente flores e outros motivos vegetalistas de inspiração, assim como altamente estilizado, fluindo formas curvilíneas.  
                                                                                     http://ipt.olhares.com/data/big/292/2922339.jpg
                                                                https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYWCgX_w8rs97-4PdKfa4j8mItkWQiNU3lPZvDqqMtxF42_oUFM_K3eepBpKTq-BAmFcV91HXi_gu-HufwMt5BH3PT4oNb9BJpy36jEwAMARCfy3wXkbLbbBPQ3uzNzG6DRGBmw2Droo4/s1600/art-nouveau.jpg 

movimento foi fortemente influenciado pelo artista checo Alphonse Mucha, quando Mucha produziu um cartaz litografado, que apareceu em 01 de janeiro de 1895 nas ruas de Paris. No máximo de quinze anos Art Nouveau foi mais fortemente sentido em toda a Europa, de Glasgow para Moscou a Madri, mas sua influência foi global. 
Cartaz de Maude Adams como Joana d'Arc 1909 por Mucha
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7c/Mucha-Maud_Adams_as_Joan_of_Arc-1909.jpg 

 Revistas como Jugend ajudou a difundir o estilo, na Alemanha, especialmente como uma forma de arte gráfica, enquanto os separatistas de Viena influenciou a arte e arquitetura em toda a Áustria-Hungria. Art Nouveau também foi um movimento de indivíduos distintos, tais como Gustav Klimt, Charles Rennie Mackintosh, Alphonse Mucha, René Lalique, Antoni Gaudí e Conforto Louis Tiffany, cada um dos quais interpretou a seu modo individual. 
O livro de capa por Arthur Mackmurdo de Igrejas da Cidade de Wren (1883) é frequentemente citado como a primeira realização da Art Nouveau.
                                                             http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/2/28/MackmurdoWren1883.gif
  
Embora Art Nouveau caiu em desgraça com a chegada do estilo modernista do século 20, ele é visto hoje como uma importante ponte entre o historicismo do Neoclassicismo e do modernismo. Além disso, monumentos Art Nouveau são agora reconhecidos pela UNESCO em sua Lista do Património Mundial como contribuições significativas para o património cultural.

 
                                                                 Interior de uma cúpula do Grand Palais, Paris.
                        http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/34/France_Paris_Grand_Palais_Interieur_03.jpg




O centro histórico de Riga, na Letónia, com a melhor coleção de edifícios art nouveau na Europa, foi inscrito na lista em 1997, em parte por causa da qualidade e a quantidade de sua arquitetura Art Nouveau, e quatro casas na cidade de Bruxelas por Victor Horta foram incluídas em 2000 como obras do gênio criativo humano que são exemplos notáveis da arquitetura Art Nouveau.


                                                               Budapeste, o Museu de Artes Aplicadas.
                                             http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/11/Museum_of_Applied_Arts_%28Budapest%29.jpg

Nessa época eles davam muito valor a natureza, e demonstravam isso através dos ornamentos delicados, e temáticas leves. Na atulidade a questão da natureza se remete e arquitetura sustentável. Arquitetura sustentável é um termo geral que descreve técnicas de design ecologicamente conscientes no campo da arquitetura. No contexto mais amplo, a arquitetura sustentável visa minimizar o impacto ambiental negativo dos edifícios, aumentando a eficiência e a moderação no uso de materiais, energia e espaço de desenvolvimento. Este termo pode ser usado para descrever uma abordagem de energia e ecologicamente consciente para a concepção de do ambiente construído.
                                                     Exemplo de uma casa sustentável
                                             http://www.designnabrasa.com.br/site/wp-content/uploads/2010/07/Casa_eficiente_05.jpg

No Brasil, teve participação na divulgação e realização da art nouveau o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Um dos maiores nomes desse estilo, no Brasil, é o artista Eliseu Visconti.


                                           Fachada do Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios.
                      http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a0/Liceu_de_Artes_e_Of%C3%ADcios%2C_SP%2C_CC_01.JPG


Na atualidade podemos analisar que o art noveau tem um pouco de influência na arquitetura orgânica. Arquitetura orgânica é uma filosofia de arquitetura, que promove a harmonia entre a habitação humana e o mundo natural. Arquitetos Gustav Stickley, Antoni Gaudi, Louis Sullivan, Frank Lloyd Wright, John Lautner, Peter Cook são todos famosos por seu trabalho com a arquitetura orgânica.
Dois exemplos de arquitetura orgânica Kunsthaus Graz de Peter Cook (Austria) e a Casa da Cascata de Frank Lloyd Wright( Pensilvânia).
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9b/Graz_Kunsthaus_vom_Schlossberg_20061126.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f6/FallingwaterWright.jpg
 

 Szeged, Hungria Palácio.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e8/Re%C3%B6k5KJ.jpg 

                                                              Entrada no local Etienne Pernet 1905 Alfred Wagon.
                                                 http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/71/Immeuble_rue_de_l%27%C3%A9glise_d%C3%A9tail_Porte.jpg 


Gresham Palace, em Budapeste, Hungria.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/92/Gresham_Palace.jpg

Escadaria da Maison & Atelier da Victor Horta. Este edifício é um dos quatro projetado por  Horta em Bruxelas, que estão juntos reconhecido pela UNESCO como "representando a maior expressão da influência do estilo Art Nouveau em arte e arquitetura."
                                                                   http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4d/HortaELWI.jpg 

Na Espanha, o movimento foi centrado em Barcelona. A decoraçâo do arquiteto Antoni Gaudí, possui um estilo arquitetônico tão altamente pessoal que às vezes é visto como prática de uma linguagem artística separada da Art Nouveau. No entanto esta não deixa de ser unida ao movimento pelo uso de formas florais e orgânicas.

 
A Casa Batlló, já construído, em 1877, foi remodelado em Barcelona a manifestação da Art Nouveau de Antoni Gaudí e Josep Maria Jujol em 1904-1906.
                                                     http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6b/CasaBatllo_0170.JPG 

Referências:  

acesso dia 15/10/2010 http://www.pitoresco.com.br/art_data/art_nouveau/index.htm

acesso dia 15/10/2010 http://www.artlex.com/ArtLex/a/artnouveau.html

OSBORNE, Harold. A apreciação da arte. São Paulo: Cultrix, 1970-1978. 292 p.  Por Samara Guimarães
 


11 comentários:

  1. Olá.
    sugiro fazer relações da inspiração orgânica do Art Nouveau com a arquitetura da atualidade que também busque na natureza a inspiração.
    Também sugiro investigar/debater melhor a inserção da obra de Gaudi nesta corrente.

    ResponderExcluir
  2. Ficou bom, gostei das imagens quando estão divididas com textos, assim podemos identificar melhor do assunto encontrando nas imagens...

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Gostei, mas poderiam pesquisar mais sobre a Art Nouveau no Brasil mostrando fotos,á muitas edificações representando suas linhas e curvas irregulares,apresentando traços delicados(ex. os portões).Vocês também poderiam resaltar que a Art Nouveau teve uma maior influência da arte japonesa, tirando suas inspirações da natureza.


    Taciana Knob

    ResponderExcluir
  4. Vcs n~]ao encontrarm nada mais bacan sobre arquitetura orgânica atual? Nem procurando por palavras chave em inglês?

    Esperimentem procurar algo do gênero Kunsthaus de Peter Cook.

    Aguardo atualizações!

    ResponderExcluir
  5. Gostei, é bom quando colocando junto ao texto imagens, assim da pra entender melhor..

    Ana Carolina Aléssio

    ResponderExcluir
  6. O Art Nouveau por ser ligado a natureza, deve nos inspirar até nos dias de hoje, pois pode ser usado como algo sustentável, o que não pode deixar de existir em nosso projetos, pelo mundo que estamos vivendo.
    Ana Paula Werlang

    ResponderExcluir
  7. Essa questão na arquitetura brasileira acho que não foi tão forte ou expressiva como no exterior, mas realmente é legal pontuar Taci!
    E realmente Ana, essa questão da natureza que no passado tinha um enfoque mais ornamental, agora ganha ares de sustentabilidade. Diminuir os impactos gerados pela arquitetura e urbanismo, utilizando-se da tecnologia. E também a questão da arquitetura orgânica como o professor pontuou.

    Priscila Z. Schinaider

    ResponderExcluir
  8. Poderiam ter postado algo sobre o museu de arte contemporânea Kunsthaus projetado por Peter Cook, que o professor comentou, é realmente muito interresante...
    Como se fosse a combinação de uma ameba com vários outros materiais que nele encontramos...teto barroco, telha de barro,fachada de ferro...uma forma de mostrar a organicidade de uma edificação.
    Ai vai o link para quem quiser visualizar
    http://www.wayfaring.info/2008/05/19/the-kunsthaus-of-graz/

    ResponderExcluir
  9. além de tudo o que já fora dito, o art Nouveau estava dentro de um estilo onde a arquitetura era mais feminina, torneada e esbelta, buscando principalmente influencia na natureza. Desse modo, esse movimento acabou provocando um grande salto estético, algo novo até então inexplorado!!

    kassieli martiori

    ResponderExcluir
  10. O art nouveau hoje em dia continua sendo empregado, não mais apenas em suas formas e contornos, mas também no sentido de ser ecologico e preservar a natureza, fonte de onspiração, cada vez mais essa tematica é necessaria as novas contruções...

    ResponderExcluir
  11. Casinos Near Bryson City, Atlantic City, NJ - MapYRO
    Find Casinos Near Bryson City, Atlantic City, NJ 삼척 출장마사지 on MapYRO. Address: 용인 출장안마 3475 Bryson City Boulevard Bryson 화성 출장샵 City, 전라북도 출장마사지 Location: Ocean 광주 출장안마 Casino Drive, Bryson City,

    ResponderExcluir