terça-feira, 12 de outubro de 2010

Futurismo textos rápidos

Bom, mais uma vez vamos falar de futurismo, o grande movimento que teve grande parte de suas obras apenas no papel.


  • Só pra lembrar o que é,  futurismo foi um movimento fundado pelo poeta italiano Fillippo Tomasso Marinetti, que redigiu um manifesto e tentou espalhá-lo em 1909.
  •   Nesse manifesto, já proclamava o fim da arte  passada e uma introdução à arte do futuro (futurismo, daí o nome do movimento!).
  • Junto com Fillippo Tomasso Marinetti, estavam outros poetas e pintores a favor do movimento iniciado por ele.
  •  Em abril de 1910 foi lançado um manifesto da pintura futurista, seguido por um manifesto da escultura futurista em 1912.
arte futurista também se inspira em indústrias e automóveis. 
                                                        http://chuva-bomtempo.blogspot.com/2009/02/futurismo-3.html
Escultura, em bronze, de Umberto Boccioni, (Reggio Calabria, 1882-Verona, 1916), 1913, Museu de Arte Moderna, Nova Iorque.

  •  Os artistas da épocas estavam encontrando dificuldades em retratar  a velocidade em seus objetos. As soluções normalmente foram a representação de seres humanos ou animais com múltiplos membros dispostos radialmente e em movimento triangular.
  • Os primeiros trabalhos futuristas tiveram como inspiração design mecânico e físico.
  • Nas artes plásticas, as obras refletem o mesmo ritmo e espírito da sociedade industrial.
 http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1284
traços rápidos e rígidos, são características do futurismo


  • As pinturas futuristas tem alguma semelhança com os quadros cubistas, isso porque em 1911 pintores futuristas fizeram uma viajem a Paris e encontraram-se com pintores cubistas inclusive com Pablo Picasso e em função deste encontro os quadros futuristas levam consigo traços do cubismo.
  •  vanguarda trazia consigo como a exaltação da tecnologia, da máquina, da indústria em geral.Esse movimento é responsável por mais de trinta manifestos. Esse manifesto, seguindo a ideologia futurista, apresenta temas que engrandece a vida moderna o automóvel, a eletricidade, a velocidade, a máquina. Veja no trecho da obra de Manetti “ o manifesto futurista”
     Olhe-nos! Nós não estamos esfalfados...Nosso coração não tem a menor fadiga. Porque ele está nutrido pelo fogo., pelo ódio e pela velocidade!...Isso o espanta?” 
    “Nós queremos glorificar a guerra – única higiene do mundo  -, o militarismo, o patriotismo, o gesto destrutor dos anarquistas, as belas idéias que matam, e o menosprezo à mulher.

E no Brasil, será que o futurismo passou por aqui também?
O  futurismo no Brasil teve grande influência na produção artística de artistas ligados ao movimento modernista.Anitta Mafaltti e Oswaldo de Andrade tiveram contato com Marinetti, apartir deste encontro idéias e conceitos futuristas foram incorporados das obras destes artistas.O movimento colabora para desencadear o modernismo, que dominou as artes a partir da Semana de Arte Moderna de 1922. Os modernistas usam algumas das técnicas e discutem as idéias do futurismo, mas rejeitam o rótulo, identificado com o fascista Marinetti.
Atualmente obras muito conhecidas por nós são consideradas futuristas. Aqui estão alguns exemplos:
 http://www.travel-images.com/photo-brazil357.html
Obra de Oscar Niemeyer - Brasilia
MAC - Rio de Janeiro, Por Osca Niemeyer


E HOJE, ONDE VEMOS O FUTURISMO?


MODA FUTURISTA

nos desfiles de moda os estilistas ousam em usar os traços futuristas nas roupas, pois é um desafio integrar os traços futuristas em roupas.


DESIGN DE AUTOMÓVEIS

BIKES FUTURISTAS

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYaVR4pWb_xIZcW7pIsgzERsDS-Wp9ofRwOjDRnLb0CWXqyTCZzfFAgv99SOBWM5cikxfsPKYStIIT904I07oV1xGHpdlub5wa5HAq7dclQ38Yw2-RK3f9yYl81eDzvBDYYzUCqzYHBAk/s400/Bicicletas_Futuristas+(8).jpg&imgrefurl=http://escuteseusolhos.blogspot.com/2009_07_01_archive.html&usg=__FOI9aKfJLioLJtUYWRhMXRd6ETE=&h=306&w=400&sz=16&hl=pt-BR&start=149&zoom=1&tbnid=H4QNyGppk47qqM:&tbnh=123&tbnw=161&prev=/images%3Fq%3Desculturas%2Bfuturistas%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D1280%26bih%3D699%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&ei=mnS0TJhjhoqXB- 

Novo modelo de bicicleta da polygom,  o design futurista é muito aparente

PRAÇA DOS AÇORIANOS 

Praça dos açorianos - porto alegre, O monumento, em linhas futuristas, está localizado no Largo dos Açorianos (que também abriga a histórica Ponte de Pedra), próximo ao Centro Administrativo do Estado.


MOBILIÁRIO FUTURISTA



SAPATOS FUTURISTAS




Bom, concluímos com estas imagens que o futurismo não esta presente somente na arte e na arquitetura, hoje vemos que ele esta em qualquer lugar, basta apenas criatividade gera-lo, pois, ele é construído a partir da loucura, ou não, de uma pessoa que queira expressar um sentimento ou uma vontade através de um objeto que não causará impacto em apenas uma pessoa.

Referências de texto: Sem referência. Criado Por Joana S. Pastre




POSTADO POR: JOANA SANAGIOTTO PASTRE

8 comentários:

  1. Gosteiiii mesmo !

    Podemos perceber a influencia do futurismo não só nas artes ou na arquitetura, mas tambem no dia a dia das pessoas. Nos faz pensar qual é o impacto que queremos causar nas pessoas, seja em uma roupa, um objeto, uma obra de arte, ou até uma obra arquitetonica. Nós como futuros arquitetos temos que considerar este aspecto mesmo que as nossa obras não sejam futuristas.

    Postado por : Gabriela Geremia

    ResponderExcluir
  2. é na verdade hoje vivemos em um mundo totalmente futurista. Especialmente no que diz respeito a invençoes estéticas, como a moda e propaganda!! aqui quase tudo parece coisa de outro mundo!! ahushauhu

    kassieli martiori

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, gostei também, tudo que imaginarmos hoje pode ser totalmente diferente no futuro, com as novas tecnicas que estão surgindo a cada dia mais...

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  4. Acho que tem obras mais ligadas ao futurismo no rol global, principalmente os arranha-céus asiáticos mais recentes. É bom comentar as imagens relacionadas por vcs, não apenas postá-las.

    ResponderExcluir
  5. goooostei, achei muito bom o texto e as imagens tb..
    o futurismo esta cada vez mais se expandindo, nao só na arquitetura, mas em tudo que esta em nosso redor..

    Ana Carolina Aléssio

    ResponderExcluir
  6. Realmente o futurismo está em toda nossa volta, tanto nas estruturas,quanto em nosso meio, na moda, música, e tantas outras coisas...

    ResponderExcluir
  7. adorei isso ,a partir de um trabalho escolar aprendi a apresiar este tipo de arquitetura ,escultura e pintura futurista

    ResponderExcluir